A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana realiza nesta quinta-feira, 03, audiência pública para discutir o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O anuário apresenta dados sobre crimes, gastos com políticas de segurança pública, sistema prisional, medidas socioeducativas e instituições policiais.
O levantamento foi feito a partir de dados referentes a 2008, que foram obtidos na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), nas secretarias de Segurança dos estados, no Sistema Único de Saúde (SUS), na Secretaria do Tesouro Nacional, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e nos orçamentos estaduais.
Durante a audiência, a CPI vai ouvir o secretário-geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima. O fórum é uma organização não-governamental apartidária e sem fins lucrativos que busca incentivar a implantação de medidas de combate ao crime e em favor da gestão da segurança pública no País.
Violência urbana
A CPI da Violência Urbana foi instalada no último dia 18 de agosto e tem como objetivo apurar as causas e buscar soluções para a violência e a criminalidade nas cidades brasileiras. O presidente da CPI é o deputado Alexandre Silveira (PPS-MG). O relator é o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Notícias relacionadas:
Relator quer discutir crack como causa da violência urbana
Câmara instala CPI sobre causas da violência urbana
Agência Câmara