Na volta da Couromoda para sua edição em formato presencial no Expo Center Norte, em São Paulo, três microempresas de fabricação de calçados e/ou acessórios de Novo Hamburgo, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tiveram a oportunidade de participar da edição de 2022 da Feira, subsidiadas pela Prefeitura. Todas elas integraram, entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Estação Moda Rio Grande do Sul da Couromoda. O município, por meio da Sedec, incentiva a participação das empresas na Feira. “Este tipo de experiência amplia as possibilidades de negócio das empresas, pois proporciona o acesso a novos mercados”, comenta o diretor de Desenvolvimento da Sedec, Marcio Rafael Ramos Medeiros, que acompanhou os hamburguenses em São Paulo.
“A Feira é onde a gente faz toda nossa perspectiva para o ano todo. Ela deixou nossa empresa com pedidos em carteira, o que faz com que a gente possa trabalhar com muita tranquilidade, focando em negócios que virão pela frente ainda”, comemora a proprietária da Catri Bolsas, Margareth Becker. Ela ainda lembra que a viagem até São Paulo foi um momento de incerteza, afinal, não dava para prever como o mercado estaria se comportando. Mas, para sua surpresa, os lojistas vieram com vontade de comprar.
O retorno da Feira presencial estava menor se comparada com edições anteriores, porém teve boa visitação, com clientes que vinham em busca de negócios. Assim também avaliou o dono da Tênis Fillon, Philipy Hugenthobler. “Negociamos com vários estados do Brasil e iniciamos negócios com um pessoal do Equador. Quem é de fora do país procura produtos bem específicos, felizmente identificaram que nós teríamos mais condições para fazer um bom negócio”, conta.
Assim também foi para a empresa VSK, da marca Menta e Hortelã, que iniciou trabalhos com novos clientes e consolidou com os compradores atuais. “Trabalhamos o desenvolvimento da marca, o que repercute em futuros trabalhos durante esse ano. Também tivemos venda de pronta entrega e atendemos importadores, a Feira foi bem positiva”, detalha a proprietária Valéria Kohlrausch.
Foto: divulgação/PMNH