O mesmo grupo que venceu as últimas três eleições em Sapiranga tem tudo para ir dividido no pleito do ano que vem. A atual prefeita, Carina Nath, é pré-candidata à reeleição pelo Progressistas. Depois de dois mandatos ao lado de Corinha Molling, chegou ao paço com o apoio da ex-prefeita. Só que Corinha diz que também pretende concorrer.
Duas semanas atrás, em evento cultural de uma escola do município, a ex-prefeita falou com amigos. Disse que é pré-candidata pelo União Brasil, partido que aderiu após deixar o PP. E tentará apoio do PL, do atual vice Adriano de Oliveira. Aliás, o PL foi “oferecido” a seu esposo, o ex-prefeito e ex-deputado Renato Molling, pelo presidente estadual, Giovani Cherini.
A cisão entre Carina e Corinha se deu logo depois da eleição de 2020, uma vez que a atual prefeita não se deixou influenciar pela velha ala progressista. Conquistou seu espaço, um aliado político acabou se tornado um adversário.
Agora vejam o quanto esta divisão poderá impactar na próxima eleição. Carina se tornou prefeita com pouco mais de 18 mil votos. Em segundo ficou o candidato do PT, Nelson Spolaor, com 14 mil votos. Como os eleitores de Carina e Corinha são os mesmos, caso duas candidaturas se confirmem elas tendem a entregar de mãos beijadas a vitória ao Partido dos Trabalhadores.
Pingado na conta
Esta semana a prefeitura de Pelotas, um dos maiores municípios do Rio Grande do Sul, anunciou o parcelamento de salários. Será que os servidores de Novo Hamburgo podem dormir tranquilos? Até quando?
O resultado de um tiro no pé
Fico só imaginando, a partir ano que vem, a campanha do prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), à reeleição. Ele vai poder dizer aos cidadãos que algumas obras atrasaram pelo simples motivo de que os vereadores o denunciaram ao Ministério Público pela não cobrança da contribuição de melhorias. Em resumo: sete dos nove parlamentares queriam a cobrança de mais um imposto. Ah, o MP arquivou a denúncia.
Uma prévia do que será 2024
Vídeo disparado dias atrás em Campo Bom é uma prévia do que será a campanha do ano que vem. Apócrifo – não tem autoria reconhecida – ataca o prefeito Luciano Orsi (PDT) e seus principais aliados, motivo de sobra para que a irritação seja grande.
O promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, que por 10 anos atuou na Vara do Júri de Novo Hamburgo, é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título foi concedido pela Câmara de Vereadores e a lei sancionada no dia 17 de outubro pelo prefeito Sebastião Mello. Amorim é natural de São José do Norte e foi um dos mais combativos promotores da área criminal que essa região conheceu.
R$ 80 mil para a Educação
O deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) destinou R$ 80 mil em emenda parlamentar para Novo Hamburgo. Com a educação como um dos pilares do seu mandato, optou por direcionar recursos que serão investidos na reforma da Escola Municipal de Educação Infantil Lápis Mágico, localizada no bairro Lomba Grande. Para ele, é dever do Poder Público investir pesado nesta área. “Uma boa educação é a garantia do nosso futuro. Esta emenda certamente vai ser muito benéfica para Novo Hamburgo”, avalia o deputado.
Reverência ao…
…municípios que investem em festas culturais e populares. Eles só podiam escolher um pouco melhor como gastar…