As consultorias previstas no programa MEI RS Calamidades serão executadas pela Instituição de Ensino Superior PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). O ato de assinatura do contrato ocorreu nesta quinta-feira, dia 15, na Escola de Negócios da Universidade.
A iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), tem o objetivo de reestruturar os negócios de microempreendedores individuais (MEIs) atingidos pelas enchentes.
Até 22,2 mil empresas deste porte poderão se capacitar, caso tenham cumprido os requisitos da primeira etapa do programa. As consultorias serão remotas, com a duração de nove horas por pessoa; com as temáticas de plano de negócios, marketing, vendas, gestão de custos e formação de preços. Os cursos são obrigatórios para o acesso à segunda parcela de R$ 1.500,00 do programa emergencial do Estado.
LEIA TAMBÉM: Feira científica terá vacinação e ações de saúde
PUC tem sido linha de frente
Estudo da pasta do Trabalho aponta que 18% das MEIs gaúchas encerram suas operações ainda nos primeiros anos de atividade, especialmente por falta de gestão. Na ótica titular da STDP, Gilmar Sossella, as consultorias visam aprimorar a atuação do empreendedor no mercado e incentivar a retomada dos negócios.
Desde a situação vivenciada no mês de maio, a PUCRS tem realizado ações que buscam apoiar na reconstrução do Estado. A instituição inclusive abriu suas portas como abrigo temporário para pessoas desalojadas, como sede temporária para instituições e negócios que estavam baseados em áreas alagadas. Com expertise, a PUC reforçou o atendimento nos serviços gratuitos que comumente presta como assistência jurídica, atendimento psicossocial e de odontologia.
As inscrições as Consultorias MEI RS Calamidade já estão disponíveis na página www.pucrs.br/meirscalamidades.
LEIA TAMBÉM: Cluster calçadista gaúcho reage e mantém 85,6 mil empregos