Apesar das instabilidades no mercado internacional e a situação recente que assolou o Estado com as chuvas e cheias, a indústria calçadista reage. O Rio Grande do Sul segue como o principal empregador do setor em território nacional.
Tendo gerado 1,45 mil empregos no primeiro semestre, o cluster gaúcho encerrou o sexto mês com 85,6 mil empregos na atividade, um saldo apenas 3,8% menor do que no registro de junho de 2023. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com base no levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca uma melhora gradual no mercado doméstico, que absorve mais de 85% das vendas da indústria calçadista, e a expectativa de uma melhora nas exportações ao longo da segunda parte de 2024, o que deve favorecer ainda mais os empregos.
LEIA TAMBÉM: Gigante calçadista do segmento esportivo investe na sustentabilidade
Gabriel Carneiro palestra na CDL de Novo Hamburgo
Como um convite à ação, a encarar o desconhecido e resistir ao processo, a palestra “Bota a cara e vai” traz o escritor, professor e terapeuta Gabriel Carneiro à Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH).
O palestrante, reconhecido por inspirar transformações pessoais, é a estrela do evento exclusivo para associados, que celebra os 62 anos da entidade em 22 de agosto, a partir das 19h, no Salão Nobre da CDL-NH, localizado na Rua Domingos de Almeida, 708, Centro.
O ingresso é somente 1 kg de alimento não-perecível e serão permitidos dois participantes por empresa. As vagas são limitadas e é necessário garantir a inscrição com antecedência pelo WhatsApp (51) 3582-3535.
Oficina da Escrita na Blend
O portal Temas Preferidos e a Blend Coworking promovem a “Oficina Escrita e Saúde Mental: Se Expressando Com Mais Facilidade”. Ministrada pela psicóloga e escritora Patricia Spindler, a atividade é direcionada ao público em geral, em especial a quem deseja descobrir novos caminhos por meio da escrita, usando a criatividade como ferramenta para a autodescoberta.
A atividade valorizará também a sensibilidade dos textos, em meio ao cenário invadido pela Inteligência Artificial. “É preciso ter autoria, personalidade e emoções que evidenciam a singularidade de uma redação clara e com propósito”, considera Patricia. A oficina ocorre em 31 de agosto, das 9h às 12h, na Blend – Rua Domingos de Almeida, 338, Centro, Novo Hamburgo, com vagas limitadas.
LEIA TAMBÉM: Câmara Brasil-Alemanha avalia cenários e mantém rodada de negócios
Agropecuária segue forte
Depois de dois anos seguidos de seca, havia uma previsão de recuperação para o setor agropecuário gaúcho ao longo de 2024. E, mesmo com as enchentes afetando o cenário de todo Estado, a agropecuária foi pouco afetada, pois parte significativa da safra de grãos já havia sido colhida. O panorama foi apresentado pelo economista e consultor da Fecomércio-RS, Marcelo Portugal, na recente 3ª edição do Giro pelo Rio Grande, realizada em Novo Hamburgo.
“O forte desempenho da agropecuária deve permitir um PIB positivo, próximo de 1,5% para o RS”, acredita o economista. Ainda que positiva, a previsão atualizada é menor do que a esperada nos planos feitos em dezembro de 2023, quando a entidade estimou um crescimento de 3,5% para o Estado, acima da economia nacional (2,2%).
Save the date
A Casa Trampolim, de São Leopoldo, já divulga um “save the date” especial para 1º de setembro, quando realizará seu evento para as empreendedoras, com diversas atrações, muito networking e uma feirinha de produtoras locais. A realização é uma parceria com a Interventura.