A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Novo Hamburgo está em alerta após a confirmação de um caso de raiva na localidade de Santa Maria, no bairro rural de Lomba Grande
A doença foi confirmada em um boi na tarde de segunda-feira, 14 de setembro, após a realização de exames. Os donos do animal infectado serão visitados por inspetores, que irão monitorar a família.
A raiva é transmitida pelos morcegos hematófagos, e além dos animais, a doença, que não tem cura, pode ser transmitida às pessoas. A SDR, juntamente com a Inspetoria Veterinária de São Leopoldo, está comunicando os moradores das localidades rurais e solicitando a vacinação de seus animais contra a raiva.
Os animais que nunca foram vacinados devem receber duas doses da medicação em um período de 30 dias. Segundo a veterinária da SDR, Cristine Becker, além da vacina, que pode ser adquirida em agropecuárias, os moradores também devem observar a presença de mordidas de morcegos em seus animais, além de furnas deste transmissor em suas residências.
A SDR orienta que qualquer suspeita ou morte de animais seja informada a secretaria, para que sejam feitas as devidas inspeções. Mais informações e orientações pelos telefones (51) 3596-1022 (Secretaria de Desenvolvimento Rural) ou (51) 3592-0566 (Inspetoria Veterinária de São Leopoldo).