O espaço busca promover bem-estar e aproximar as pessoas da natureza, trazendo espaços de mata nativa, trilhas ecológicas, cachoeira, fauna e flora exuberantes
O Terra e Magia – Espaço Natureza existe há 13 anos e é um local especial para quem deseja fugir da rotina, aliviar o stress e até mesmo como um SPA para emagrecimento. A criadora e coordenadora Sônia Griebeler alega ter criado o lugar para buscar qualidade de vida. “Depois de trabalhar 18 anos na Caixa Federal , pedi demissão e vim morar em uma barraca no meio da mata. Queria descobrir como era viver realmente e não ter que viver a vida que outros haviam designado para mim”, afirmou.
O sítio de 36 hectares, o Terra e Magia fica localizado a 96 km de Porto Alegre, no morro da Borússia, a 8km de Osório no município de Caraá. O espaço funciona o ano inteiro, todos os dias, inclusive durante a semana. Cada programa é tratado como uma vivência. Essas vivências podem ter tempos diferentes, a partir de um dia para revitalização ou a de emagrecimento que é de nove dias.
A vivência de carnaval inicia no sábado pela manhã e encerra na terça à tardinha. Segundo a coordenadora a data só não é tão diferente das outras, porque estar no Terra e Magia é sempre uma festa. “Vivemos em contato direto com a grande Deusa, a Mãe Terra que a todos acolhe e alimenta. Estamos constantemente em celebração, pois ter a oportunidade de desfrutar da energia deste pedaço de paraíso, por si só, já é uma celebração”.
Além do carnaval, outras datas comemorativas têm lugar especial no calendário do espaço: Natal; Ano Novo; Páscoa; Festa da primavera; Halloween; Dia de aniversário; Dia de terapia; Finais de semana livres; Finais de semana revitalizantes; Cursos de ervas medicinais e de culinária Terra e Magia e outros. O Terra e Magia também aluga o espaço para grupos interessados em vivências, como psicólogos, professores de yoga, biodanza, danças sagradas e muitas outras.
Sônia afirma que o local não segue nenhuma religião em especial, respeitam a todas, já que recebem pessoas de todas as idades e credos. “Hoje em dia as pessoas estão carentes de paz, harmonia, alegria, companhia e amor, e encontram tudo isso aqui. Elas costumam vir sozinhas ou em grupos. Mas quando chegam aqui, todos formam um único grupo, onde todos tem o direito de falar e ouvir , ou mesmo silenciar. A única exigência é que venham de coração aberto para dar e receber muito amor, e que estejam em busca de simplicidade”complementou.
O local possui cabanas para casais, para quatro pessoas e quartos em uma casa viva ( casa feita de madeira com muito vidro e com telhado de grama).O alojamento coletivo é dividido em 3 espaços, que comportam 25 pessoas. Além das acomodações no Terra e Magia, possuem outro sítio bem próximo, onde existem belíssimas cachoeiras. Neste local, chamado Sol da Terra, existe uma casa antiga, de madeira no estilo da época dos italianos colonizadores, a qual fica disponível para os interessados.
A alimentação é ovo-lacto-vegetariana, rica em pães e bolos integrais e com frutas, variedade de saladas incluindo várias com flores, pratos de forno, sucos verdes e de frutas. A maioria dos produtos é da própria horta orgânica do local e confeccionado com muito amor pelas mãos de fadas das cozinheiras, entregou Sônia. No Shopping da Bruxa são comercializados produtos também confeccionados no Terra e Magia. São eles, sabonetes (ervas, leite de cabra, argila…), tinturas, poções para banhos, travesseiros de ervas, banhos de vários tipos, harmonizadores de ambientes e uma grande variedade em compotas, conservas, patês, licores, pães, bolos, cucas, chimias, geléias, entre outros.
A gestora do local define o porquê de em vários momentos tratarem de bruxas, como no logotipo e no shopping do Terra e Magia.“Acredito que todas nós mulheres as somos, porém algumas ainda não descobriram. Ser bruxa é ser alegre, é preparar um chá para um filho, ou para quem necessite. É mexer a panela com uma colher de pau, conhecer e respeitar as ervas, é honrar a Deusa Branca, em noite de Lua Cheia, é respeitar a Mãe Terra, o avô Sol, nosso irmão vento ou cuidar das águas, hoje tão poluídas” complementa Sônia.
Para 2007 planejam aumentar a divulgação do local, criar períodos de vivências mais longos, incluindo nas terapias aulas diárias de yoga, sessões de acupuntura, reflexologia, terapia com pedras quentes e com cristais. Também estão sendo feitas e planejadas ampliações nas acomodações. A próxima, que já está em andamento, é uma casa toda de barro, com bastante vidro e telhado de grama.
O Terra e Magia busca fazer suas construções de maneira ecologicamente correta, casas de barro, telhado de grama, recolhimento de água da chuva em cisternas, para serem usadas nos banheiros e chuveiros, aquecedores solares e serpentinas em fogões. Outras medidas ambientalmente corretas estão sendo projetadas para este ano. Informações e reservas podem ser feitas com a própria Sônia, pelo número (51) 9972.5371 ou pelo e-mail [email protected]. No site www.terraemagia.com.br existem mapas indicando a localização facilitada do local.
Fotos: Fornecidas pela coordenadora do Terra e Magia, Sônia Griebeler