As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) será aplicadas neste domingo, dia18, em todo o Brasil pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da banca organizadora da Fundação Cesgranrio. Estarão no pleito 2.114.128 inscritos, dos quais 1.118.404 são mulheres e outros 925.741 candidatos são homens.
No entanto, a pasta ressalta que a declaração de gênero não era obrigatória no ato de inscrição e, por isso, nem todos os inscritos preencheram esse campo do questionário. Entre os concorrentes das 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 declararam ser negros (pardos e pretos); 43.926 ser pessoas com deficiência (PCD) e outros 10.394 candidatos declaram ser indígenas.
Atendimento especial
O Concurso (CPNU) reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCD), conforme estabelecido na legislação brasileira. De acordo com o declarado no momento da inscrição, 54.219 candidatos contarão com atendimento especial durante os dois turnos de aplicação das provas neste domingo.
O MGI aponta que o público que receberá o apoio é formado, além das 43,9 mil pessoas com deficiência (PCD), por 7.035 pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), 1.551 gestantes e 1.874 lactantes, além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.
Inscritos por bloco
O sistema de seleção do CPNU está dividido em oito blocos temáticos para potencializar as aptidões de cada candidato. Cada candidato se inscreveu em um único bloco temático, com a possibilidade de concorrer a todos os cargos deste bloco. Aquele com maior procura é Infraestrutura, Exatas e Engenharias, com 120.225 inscritos.
LEIA TAMBÉM: Bandidos tentam aplicar golpe em familiares de pacientes internados em hospital da região