A tentativa de aplicar um golpe em familiares de pacientes internados no Hospital Municipal de Novo Hamburgo foi registrada nesta terça-feira (13). A ação dos criminosos envolveu áudios fraudulentos, nas quais eles solicitavam pagamentos para a realização de supostos tratamentos urgentes.
Em um dos áudios recebidos pelas vítimas, o golpista mencionava afirmava que o paciente estava com uma infecção grave e precisava de um tratamento imediato, que não poderia ser oferecido pelo SUS. O golpista alegava que o hospital não possuía os equipamentos necessários e sugeria a contratação de um laboratório particular para a realização dos procedimentos, solicitando o pagamento de exames via pix.
Em resposta, a direção do hospital esclareceu:
“A direção da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo enfatiza que o Hospital Municipal é 100% SUS, com atendimento totalmente gratuito aos pacientes. Qualquer tentativa de cobrança deve ser denunciada imediatamente para a Ouvidoria da instituição e também para a Delegacia de Polícia. A direção lembra ainda que a orientação é somente passar informações de pacientes a familiares presencialmente, nunca por telefone. O contato telefônico é feito somente para chamar o familiar para o hospital para conversar com o médico responsável. O médico nunca pede nada por telefone, nem dá informações por telefone.”
LEIA TAMBÉM: Inteligência Artificial na arquitetura é tema de debate em Novo Hamburgo