O Complexo Viário da Scharlau, em São Leopoldo, foi inaugurado nesta sexta-feira (16) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato ocorreu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), na lateral da BR-116. Ministros do governo federal e o prefeito Ary Vanazzi, além de autoridades locais, também participaram da inauguração
Projetada para eliminar os cruzamentos das vias que fazem a ligação entre os Vales do Sinos e Caí, além do acesso em direção à Serra gaúcha, a obra na Scharlau traz duas novas alças ao viaduto que já existia e o alargamento das pistas de acesso, que passam de duas para três faixas em cada sentido. Com isso, a expectativa é resolver um gargalo logístico e de mobilidade urbana nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O projeto atravessa sete cidades e se estende por 38,5 km, além de sete quilômetros de revitalização das Avenidas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer. Segundo a Prefeitura de São Leopoldo, cerca de 140 mil veículos transitam diariamente pelo Complexo da Scharlau e a estimativa é de 3 milhões de pessoas beneficiadas diretamente. A obra custou R$ 80 milhões, com investimentos do governo federal, via Ministério dos Transportes.
Lula no RS
A agenda do presidente Lula no Rio Grande do Sul nesta sexta incluiu a entrega de unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida” e a inauguração de uma nova estrutura para tratamento de câncer, ambos em Porto Alegre, além do Complexo Viário da Scharlau.
LEIA TAMBÉM: Cluster calçadista gaúcho reage e mantém 85,6 mil empregos
