Na quarta-feira, 16, podem ocorrer pancadas de chuva em todo o Estado, com possibilidade de precipitação forte e queda de granizo em áreas isoladas do Oeste gaúcho
A Defesa Civil do Estado informou que pode voltar a chover no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira, 15. A precipitação deve atingir principalmente o Noroeste, e a previsão é de tempo parcialmente nublado para as demais regiões. Na quarta-feira, 16, podem ocorrer pancadas de chuva em todo o Estado, com possibilidade de precipitação forte e queda de granizo em áreas isoladas do Oeste gaúcho. A temperatura máxima chega a 28 graus.
Com a volta da chuva, o governo do Estado mantém o alerta para que as prefeituras observem os níveis dos rios, as possíveis áreas de alagamento e providenciem, como medida de precaução, a retirada de famílias de zonas ribeirinhas. De acordo com a Defesa Civil, na quinta-feira, 17, podem ocorrer pancadas e trovoadas no Rio Grande do Sul, além de chuva forte no Noroeste. Os termômetros devem marcar 25 graus.
“O governo gaúcho se preparou para este tipo de fenômeno assim que recebeu a notícia da ocorrência do El Niño”, afirmou o subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso. Para dar uma rápida resposta às comunidades gaúchas em caso de eventos climáticos adversos, o Estado capacitou 267 municípios através de Defesas Civis Municipais. Nesta terça-feira, ocorre em São Luiz Gonzaga o treinamento de representantes de 32 municípios.
Decretaram situação de emergência devido ao temporal da última semana os municípios de Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul, Seberi, Ibirapuitã, Caiçara, Herval, Ronda Alta e São Jerônimo. Ao todo, foram enviados às regiões atingidas 46.050 itens, entre kits de forro de cama, kits de limpeza, cestas básicas e telhas de 4 e 6 milímetros, além de 1.130 quilos de alimentos