Espetáculo, que é resultado de sessões de musicoterapia, promove a transformação na vida de crianças e jovens autistas.
Crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) muitas vezes têm hipersenbilidade a sons, podendo ter algum tipo de desconforto com música alta. No entanto, é comprovado que a musicoterapia traz um excelente desenvolvimento em suas habilidades, principalmente na fala ou nos itens que a precedem (contato visual, imitação, entre outros). Assim, o musical Uma Sinfonia Diferente RS é todo adaptado para que pessoas com TEA sejam os protagonistas do espetáculo.

“A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) sentiu-se honrada em receber este elenco tão especial para a gravação do espetáculo Uma Sinfonia Diferente RS, que traz tantas mudanças positivas na vida de crianças e adolescentes com TEA”, sustenta Jorge Stoffel, presidente da CDL-NH. No sábado e domingo (21 e 22 de agosto), a entidade foi palco para as gravações do musical, que será transmitido em uma live em 17 de outubro, à noite, via Facebook https://www.facebook.com/search/top?q=uma%20sinfonia%20diferente%20rs.
Conforme Leonardo Lessa, diretor de Cultura da CDL-NH, é muito gratificante fazer parte de um projeto tão importante. “Uma Sinfonia Diferente já é um ícone no que se refere à inclusão. E temos o prazer de oferecer este espaço para que o evento se realize, mesmo em tempos de pandemia”, destaca.
Desde 2019, a apresentação vem emocionando pessoas de todo o país. O projeto consiste em uma acompanhamento de musicoterapia para pessoas no espectro autista, com idades entre 3 a 25 anos, em todos os graus do espectro (leve, moderado e severo). Após meses de acompanhamento, o espetáculo é o ponto culminante onde os participantes e suas famílias apresentam algumas das músicas trabalhadas ao longo das sessões, e contam com a coordenação e acompanhamento de músicos profissionais.
O poder transformador da música dentro do espectro
“No projeto Uma Sinfonia Diferente RS, a música é utilizada como ferramenta no desenvolvimento das pessoas atendidas”, destaca a coordenadora Grazi Pires, que é musicoterapeuta, cantora e compositora da banda 50 Tons de Pretas. Este ano, com os atendimentos remotos, a participação das famílias é ainda mais intensa, onde fica mais evidente o desenvolvimento. “A comunicação e interação social melhoram muito, que são algumas das dificuldades mais apresentadas no autismo”, destaca Grazi.
Este ano, serão apresentadas algumas músicas novas e outras já conhecidas do público, como Borboletas (Zélia Duncan) e Voa (50 Tons de Pretas). Algumas músicas são desenvolvidas exclusivamente para o projeto, e são escolhidas aquelas às quais os participantes se adaptaram melhor.
Atualmente, 45 famílias participam do projeto, que terá três dias de gravação – dois em Novo Hamburgo e um em Viamão. A filmagem ficará a cargo da Fiel Produtora. “Nestes três dias de gravação iremos captar imagens das crianças tocando instrumentos e cantado, e depois será feita a edição com o áudio das músicas, que são gravadas separadamente”, explica Luís Henrique Mauri, cinegrafista e editor.
FICHA TÉCNICA
Imagens
Fiel Produtora de Vídeos
Henrique Mauri
Acervo Sinfonia
Transmissão Musical Online
Tempo e Som
Equipe Técnica Multidisciplinar – Uma Sinfonia Diferente RS
Graziela Pires – Musicoterapeuta, cantora, compositora, regente de corais, especialista em TEA, Mestranda em Saúde Coletiva pela UFRGS; Jaqueline Zuccari – Fonoaudióloga especialista em TEA; Mara Ritter – Mestre em psicologia e nutricionista; Marylea Vargas – Profa. Dra. psicóloga e musicoterapeuta; Patrícia Scossi – Jornalista e gestora cultural; Simone Steyer – Profa. Dra. em psicologia especialista em TEA; Paula Michaelsen – Licenciatura em Música e pós graduanda em Musicoterapia; Dejeane Arruée – Licenciada em Música, multi instrumentista, trombonista, cantora, percussionista,regente de bandas marciais e arte educadora; Selenir Kronbauer – Profa. mestre em teologia; Ilana Marques – Produtora Cultural; Isabela Dantas – Psicóloga responsável pela Supervisão Geral; Carol de Campos – Pedagoga, Mestranda em Educação. Integrante da equipe da AMAV – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (RS); entre outros 40 profissionais da área da saúde, educação e produção.
Banda dos Músicos Voluntários do Sinfonia
Andréia Steinmetz – vocal
Vicente Raul Lenz – bacharel em música, saxofonista e pai do Nicolas, participante do Sinfonia Diferente RS
William Borba – Guitarrista
Xande Santos – tecladista, violonista, baixista, produtor musical, arranjador, professor de música.
Lucky – vocalista e baterista da banda The Dogs
Luiz Dallastra – acordeonista
Paula Michaelsen – Vocal
Parceiros:
Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH); Máster Hotéis – POA; Lual Eventos; Faculdade IENH; Associação de Pais Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA NH); 44 Office; Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Viamão (AMAV); Q 10 Saúde Clínica Integrada; Companhia de Solos e Bem Acompanhados; Fecomércio RS – Sesc; Palácio da Música; Divina Cria Moda Inclusiva; Hotel Ibis Novo Hamburgo; Unicred Vale do Sinos; Rádio Alegria; Radio União FM; Rádio Univates; TVE e Rádio FM Cultura; Fiel Produtora de Vídeo; Fotógrafa Rubia; Reis Vini Martins Foto, Tempo e Som, 50 Tons de Pretas, Leandro Selister.
Realização:
Pretas Produções
Co-realização Instituto Steinkopf
Spots e locuções por Deborah Finocchiar
Fotos: reprodução/CDL-NH