Em 2010, nenhum caso foi registrado. A vacinação é o principal meio de controle e pode ser feita em qualquer época do ano.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
O aumento de casos de coqueluche em todo o país tem refletido em Novo Hamburgo. Somente em 2012, 38 casos já foram registrados na cidade, sendo que apenas um foi diagnosticado em 2011 e em 2010, nenhum, segundo a Secretaria da Saúde.
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda transmissível que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). A doença se caracteriza acessos de tosse (cinco a 10 tossidas) em uma única respiração. É transmissível ao falar, tossir ou espirrar. A vacinação é o principal meio de controle.
A imunização pode ser feita em qualquer época do ano. Ao todo, são cinco doses da vacina, chamada pentavalente. As três primeiras são aplicadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Após, a criança recebe um reforço aos 15 meses e depois somente aos quatro anos.
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: ilustrativa / einstein.br
