Por toda a região do Vale do Sinos, a sexta-feira começou com chuva, raios, trovoadas e vento forte. Com a formação de áreas de instabilidade na madrugada e que se deslocaram pelo Oeste, o Centro, o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul. A instabilidade alcançou a região pouco antes das cinco da manhã com temporal de chuva forte, vento e trovoadas. Vários pontos tiveram 20 mm ou mais de chuva em apenas meia hora.
A intensa instabilidade é consequência do avanço de ar muito quente para o Rio Grande do Sul a partir de uma bolha de calor instalada entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, onde as temperaturas passam de 40ºC. Como há umidade sobre o estado gaúcho, o ingresso de ar muito quente a partir do Norte e do Noroeste do território acaba por gerar nuvens muito carregadas.
As condições do tempo variam muito de uma região para outra do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a maioria das regiões deve ter instabilidade ao menos em parte do dia. O sol chega a aparecer, especialmente no Noroeste e no Norte do estado com calor, mas desde cedo áreas de instabilidade já atuam com chuva entre o Oeste, Centro. o Sul e o Leste gaúcho.
Os volumes devem ficar entre 100 mm e 200 mm em muitas cidades da região na próxima semana, com acumulados de 200 mm a 300 mm em algumas. A região metropolitana da de Porto Alegre está na zona que terá mais chuva neste período.
Não bastasse a chuva e suas consequências, o avanço de ar mais quente neste fim de semana e na segunda aumentará o risco de temporais isolados – alguns fortes a severos – no Rio Grande do Sul neste fim de semana.
Os núcleos de intensa instabilidade devem se formar principalmente no Oeste, no Centro, Sul e no Leste gaúcho. Na terça, um centro de baixa pressão deve reforçar ainda mais a instabilidade com chuva intensa e temporais em várias regiões gaúchas. A maior preocupação nestes temporais é granizo de variado tamanho, mas podem ocorrer vendavais isolados.
Casa desaba em Novo Hamburgo
Uma residência, no bairro Canudos em Novo Hamburgo, desabou no início desta manhã. A casa ficava ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Arca de Noé.
O Corpo de Bombeiros foi acionado em torno das 8h15 desta sexta-feira. Ao chegar no local, a equipe se deparou com um casal de idosos nos escombros. O casal foi retirado da construção sem ferimentos graves.
Fonte: MetSul