É espaço para que os atuantes da cadeia produtiva cultural da cidade sejam ouvidos e possam se informar e capacitar sobre a LPG.
Os Diálogos Culturais sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG) têm preenchido o auditório da Casa das Artes todas as semanas, reunindo produtores culturais em prol do futuro da área em Novo Hamburgo. Até agora, já foram realizados sete encontros para debater e construir coletivamente o Plano de Ação da LPG coletivamente. Nesta semana, ocorrerão mais dois Diálogos: na quarta-feira, dia 21, a temática será entorno do artigo 8° da Lei Complementar 195, que trata sobre a aplicação da LPG destinada especialmente para os setores das demais áreas da cultura; e na quinta-feira, dia 22, serão discutidos os artigos 5° e 6° da Lcp 195, voltados à área do audiovisual e seus respectivos agentes. Os dois eventos têm início às 19h na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, no Centro).
Sobre o Diálogos Culturais
Com o objetivo de criar um laço de comunicação entre os gestores, os artistas e agentes culturais hamburguenses, a Secretaria da Cultura instituiu os Diálogos Culturais, proporcionando um espaço para que os atuantes da cadeia produtiva cultural da cidade sejam ouvidos e possam se informar e capacitar sobre a LPG. O primeiro encontro dos Diálogos Culturais contou com a participação de Pedro Vasconcellos, diretor de Articulação e Governança do Ministério da Cultura.
“Os diálogos são importantes para o setor cultural da cidade, já que, além de divulgar a potencialidade da Lei Paulo Gustavo para o crescimento cultural do município, também têm o poder de criar conexões entre os próprios fazedores de cultura e o poder público e seus gestores. A partir de agora a gente percebe uma iniciativa efetiva para o fortalecimento da cultura que prevê uma união que pode trazer grandes mudanças para Novo Hamburgo”, afirma o diretor de Cultura Alex Lassakoski sobre a colaboração da comunidade artística hamburguense na construção de políticas públicas culturais.
Os últimos encontros foram realizados no dia 14, e no sábado, dia 17, o foco esteve em definir as diretrizes de aplicação local da lei. A agenda de encontros é sempre divulgada com antecedência nas redes sociais da Secretaria da Cultura.
Formulários disponíveis
Estão disponibilizados os formulários destinados a avaliadores de projetos e produtores culturais da LPG. Esses formulários possibilitarão a aplicação da LCP 195/2022 da melhor maneira possível, visando beneficiar o setor do audiovisual e de demais áreas da cultura.
Um dos formulários destina-se à criação de um banco de dados de profissionais da cultura para a avaliação de projetos culturais que serão inscritos nos editais derivados da lei. Essa é uma maneira de identificar quem está interessado em participar do processo e, ao mesmo tempo, assegurar que ele seja realizado por pessoas qualificadas.
Outros dois formulários são direcionados aos produtores culturais. Um deles é específico para o setor audiovisual, contendo perguntas pertinentes à área, enquanto o outro abrange os demais setores culturais previstos na LPG. O principal objetivo desses formulários é conhecer e identificar os agentes culturais, além de colher contribuições da sociedade civil para a construção de diretrizes e subsídios para a aplicação da LPG em Novo Hamburgo.
Os formulários estão disponíveis no link e podem ser preenchidos até o dia 25 de junho.