Balneário surgiu a partir de empreendimento imobiliário e hoje é um dos pontos mais sofisticados do litoral gaúcho
Uma das praias mais modernas, desde a sua concepção, de todo o litoral do Rio Grande do Sul é Capão Novo. Planejada como um grande empreendimento imobiliário, Capão Novo é ponto de concentração de veranistas que buscam lazer, esporte e também descanso.
O balneário de Capão Novo pertence ao município de Capão da Canoa e fica distante cerca de nove quilômetros da sede central. Possui acesso pela avenida Paraguassu (Interpraias) ou pela Estrada do Mar. É justamente no entorno da Paraguassu que está boa parte da concentração de pontos comerciais da praia.
Capão Novo se destaca por ser uma praia planejada, construída a partir da Capão Novo Empreendimentos Imobiliários. A intenção dos investidores foi dotar o lugar de infra-estrutura suficiente para demonstrar aos turistas que o litoral do Rio Grande do Sul é sim um dos mais bonitos do país.
A construção de Capão Novo iniciou em 1980, a partir de um projeto de lazer. Hoje, o balneário representa boa parte dos lotes urbanos do município de Capão da Canoa. Com 20 anos de existência, o empreendimento Capão Novo trocou de proprietário por duas vezes, mas a praia continua sendo diferente das demais do Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma praia sofisticada, com uma área comunitária à beira-mar, clube social, canchas de esporte, pistas de patinação, de bicicross, palco de eventos, lojas, bares e restaurante.
Entre as curiosidades de Capão Novo, está o fato de ter sido estabelecido que não haveria venda de terrenos. Assim, se evita a compra para investimentos, o que tem gerado praias desertas na orla gaúcha.
Os arquitetos contratados, então, se inspiraram em diversas praias do mundo para levar a Capão Novo uma linha bonita e leve, com unidades compactas, objetivando uma vida muito mais ao ar livre.