Conheça Capão da Canoa, uma das mais antigas e movimentadas praias do litoral gaúcho
Quem hoje veraneia na movimentada Capão da Canoa, dificilmente imagina como chegaram por lá os primeiros visitantes. A cidade floresceu por volta de 1900 com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira mar. O local abrigava, além de pescadores, também alguns aventureiros. Por vezes o era visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes.
Os primeiros visitantes chegavam a Capão da Canoa, em carros de bois. Nos primeiros anos do século passado, o percurso da Capital à praia passou a ser feito mais rapidamente, mas ainda assim em três etapas: de barco, de Porto Alegre a Palmares; a partir dali, de trem até Osório; e, por último, novamente de barco até Capão da Canoa. Os banhistas ainda podiam desfrutar, nessa época, da sombra de butiazeiros, figueiras e araçás, à beira do mar, paisagem essa desaparecida há muitos anos. Hoje em dia resta, apenas, o sol e a areia.
O acesso, ao menos, atualmente é muito bom. Para quem vem de Santa Catarina, a cidade tem entrada a partir da BR-101 ou da Estrada do Mar, uma rodovia estadual que se inicia em Torres e termina em Tramandaí, sendo uma ótima opção à BR-101. Para quem estiver em Porto Alegre a melhor opção é utilizar a free-way e, a seguir, a Estrada do Mar. Tratam-se, porém, de duas rodovias muito movimentadas e bastante policiadas, e atualmente em bom estado de conservação.
Além do aproveitar o mar e os inúmeros bares – abertos, inclusive, à noite – uma boa pedida é fazer um passeio à Lagoa dos Quadros, a quatro quilômetros do centro, com acesso pela avenida Cândido dos Reis, onde é possível pescar.
Outra boa opção é fazer um vôo panorâmico pela praia. Em janeiro e fevereiro existem vários aviões de pequeno porte no aeroporto, de plantão para esses vôos, a custos muito acessíveis.
Atualmente o município possui 11 balneários, com 19,1 km de extensão norte – sul, divididos em quatro distritos: 1° Sede – Capão da Canoa, 2° Capão Novo, 3° Arroio Teixeira e 4° Curumim. Limitando-se ao leste com o Oceano Atlântico, ao sul com Xangri-lá, ao norte com Terra de Areia e a oeste com Maquiné e Terra de Areia. A população estimada hoje é de cerca de 37 mil habitantes. Capão da Canoa possui uma área de 96,716 km².