Ao mesmo tempo em que este problema avança, novos estudos e técnicas, a fim de melhorar a saúde dos cabelos, têm surgido, entre elas a terapia capilar, que visa tratar e manter a saúde dos fios e também do couro cabeludo.
A calvície feminina tem afetado milhares de brasileiras nos últimos anos, sendo também associada como um sintoma pós-covid. A queda de cabelo, conhecida como alopecia, se manifesta no topo da cabeça, resultando em uma perda de fios que não é visível diretamente, mas que pode ser observada em maior quantidade na escova de cabelo, em roupas e no chão. Diversos fatores estão relacionados à calvície feminina, tais como predisposição genética, alterações hormonais, uso excessivo de produtos químicos nos cabelos, estresse e dietas com baixo teor de proteína. Nas mulheres, a calvície ocorre por meio de dois processos: diminuição dos folículos capilares e redução da produção e crescimento dos fios.
Conforme avança o problema da calvície feminina, novos estudos e técnicas surgem com o objetivo de melhorar a saúde capilar. Dentre essas abordagens, destaca-se a terapia capilar, que busca tratar e manter a saúde dos fios e do couro cabeludo. A especialista Daiane Kischner explica que esse tratamento consiste em um conjunto de ações terapêuticas que combinam técnicas manuais, o uso de aparelhos e cosméticos desenvolvidos para tratar e prevenir doenças do couro cabeludo e da haste capilar. Antes de aplicar qualquer técnica, é essencial realizar um diagnóstico para que o profissional possa determinar o melhor método e protocolo de tratamento.
Daiane ressalta que atualmente é possível tratar diversos tipos de patologias relacionadas aos cabelos, como queda de cabelo (fluvitogeno), dermatite, psoríase, alopecia androgenética e calvície. O grande diferencial da terapia capilar é a investigação aprofundada do problema. A especialista costuma fazer um questionário sobre os hábitos e alimentação do paciente, buscando compreender o paciente como um todo, a fim de obter resultados mais eficazes.
Segundo Daiane, sintomas simples já podem indicar a necessidade de terapia capilar. O couro cabeludo é considerado um indicador de saúde, e sintomas como queda de cabelo, coceira, irritabilidade e descamações devem ser investigados. A profissional destaca também a importância de evitar práticas inadequadas, como utilizar a quantidade correta de shampoo e condicionador durante o banho, bem como evitar dormir com os fios molhados. No entanto, a dica mais relevante é buscar profissionais qualificados, capazes de fornecer orientações corretas sobre o uso de produtos e tratamentos adequados.
Trajetória de estudos fora do país
Cursos e Workshops
Atualmente, Daiane atua na Jomma Hair & Spa, em Hamburgo Velho/NH, e por ser uma área promissora, e ainda carente de profissionais especializados, Daiane decidiu também oportunizar a formação de colegas. Atualmente ela ministra cursos de terapia capilar para cabeleireiros, terapeutas e profissionais da área da saúde que visam ampliar seu conhecimento e desenvolver protocolos e cronogramas direcionados para a cada tipo de patologia. “Estarei em Porto Alegre, nos dia 29 e 30 de maio, no Centro Técnico da Keune – faltou a data e endereço aqui – ministrando um curso de dois dias e esse ano estarei divulgando mais datas para formar novos terapeutas. Também realizo workshops particulares”, destaca.