Sexta-feira deve ser um dos dias mais quentes do ano, com temperaturas próximas dos 40 graus no Rio Grande do Sul
O forte calor proporcionado pela massa de ar muito quente vai continuar elevando a temperatura em quase todo o Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, a previsão era de que as máximas alcançassem as marcas de 36º a 38ºC nas áreas mais quentes do território gaúcho.
Segundo a MetSul Meteorologia, o intenso aquecimento favorece a ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão em pontos isolados da tarde para a noite, sobretudo na metade norte gaúcha.
Nesta sexta-feira, o calor vai ser o pior de toda semana. O sol aparece acompanhado de nuvens e o a temperatura já sobe no final da manhã. Durante a tarde as máximas devem ficar próximas dos 35ºC em grande parte do Rio Grande do Sul e até 39ºC nas cidades mais quentes.
A MetSul explica que, como a atmosfera dificilmente se sustenta com valores de temperatura tão elevados, é provável que ocorram pancadas de chuva em pontos localizados do estado da tarde para a noite.
No final da sexta-feira, as cidades ao sul e sudoeste do Rio Grande do Sul já devem sofrer a influência de uma nova frente fria que vem do Uruguai. O que vai ocasionar chuva, ocasionalmente forte, e temporais localizados.
Para o fim de semana, os modelos de prognóstico indicam muita instabilidade e possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Para conferir a previsão do tempo para este sábado e domingo, acesse nossa página nas próximas horas.
Fonte: Defesa Civil do Rio Grande do Sul