Expectativa era de que a produção industrial subisse 1,55% sobre dezembro de 2012 e 4,45 por cento sobre janeiro do ano passado.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A produção industrial brasileira cresceu 2,5% de dezembro a janeiro. O índice está acima do esperado e é sua maior expansão mensal em quase três anos. No entanto, o resultado ainda não é suficiente para consolidar uma melhora nas expectativas sobre a retomada da atividade.
Comparado com janeiro de 2012, a produção cresceu 5,7%, quantia também maior do que o esperado. É o que informou nesta quinta-feira, dia 07, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O resultado mensal de janeiro é o mais expressivo desde março de 2010, época em que a atividade avançou 3,4%.
Todas as categorias de uso mostraram expansão em janeiro. O destaque foi para a produção de Bens de capital, relacionado aos investimentos, que cresceram 8,2% sobre dezembro (a maior desde junho de 2008) e de 17,3% ante um ano antes, o que interrompeu uma sequência de 16 taxas negativas nessa comparação.
“A base mais fraca e o aumento de produção de caminhões e automóveis explicam esse nível mais alto de bens de capital”, disse o economista do IBGE André Macedo. “Tem impacto tanto da base reduzida como aumento da produção efetivamente.”
De acordo com o setor, no primeiro bimestre a produção de caminhões disparou quase 73% frente o mesmo período de 2012, para 13,9 mil unidades. Além de Veículos automotores, outros 17 dos 27 ramos de atividade cresceram sobre dezembro. Entre as principais influências positivas estavam Refino de petróleo e produção de álcool (5,2 por cento) e Máquinas e equipamentos (5,7 por cento) foram outras das atividades que se destacaram
Informações de Reuters.com
FOTO: reprodução / f5news.com.br