O 19º Bivaque da Poesia Gaúcha trará a Campo Bom neste sábado, 21, prendas e peões dos quatro cantos do estado ao município, classificados dentre os quase 250 inscritos no festival. De Passo Fundo a Bagé, de Dom Pedrito a Xangri-lá, com gaúchos vindos de mais longe ainda, de Chapecó, Santa Catarina, todos se encontram no CTG M’Bororé, às 21h, para ver quem é o melhor declamador do RS.
O prefeito Luciano Orsi destaca que a consolidação do Bivaque, evento realizado pela Prefeitura, com apoio do M’Bororé, no cenário do movimento tradicionalista passa pelo trabalho de valorização da cultura gaúcha que é realizado aqui. “Nós estamos fortalecendo o tradicionalismo na base, incluindo aulas de dança gaúcha já na grade curricular das escolas municipais, o que tem aumentado bastante a participação das crianças campo-bonenses nos nossos CTGs”, observa o prefeito.
Não à toa, o Bivaque Piá, edição mirim do festival de poesia gaúcha, também será realizado no sábado, a partir das 19h30, com 20 alunos das escolas de Campo Bom. A entrada é gratuita e o evento contará com transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura e no YouTube da TV do Gaúcho.
Veja a ordem das apresentações:
Aquelas Mãos (Guilherme Araujo Collares da Silva – Bagé)
Carta Aberta à Uma Cordeona (Henrique Fernandes – Passo Fundo)
Constelação (Juliano Javoski – Butiá)
Desculpas Póstumas de Um Peão (Djalma Corrêa Pacheco – Esteio)
E a Rima Fecha a Porteira (Matheus Costa – Dom Pedrito)
Estanciado (Marco Antonio Gotuzzo Antunes – Pelotas)
Romance do Trançador (Mário Amaral – Xangri-Lá)
Stradivarius (Bianca Bergmam – Lajeado)
Tropeiro das Águas (Edson Marcelo Spode – Chapecó, SC)
Meu Verso Judiado (Caine Teixeira Garcia – Bagé)