Uma cerimônia de grande importância acontecerá as 9h30min deste sábado, na rua Marcílio Dias, no Centro. O clube Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo, através de sua diretoria e Gestão, e ao lado dos associados, realiza cerimônia de retomada e assume posse do Prédio Social localizado no numeral 1.618. Será um ato simbólico, porém significativo, de – pela primeira vez deste 2007 – abrir a porta frontal e reencontrar o espaço de grandes eventos e alegrias; sendo um passo importante na história desta tradicional sociedade do Vale do Sinos.
O ato deste sábado encerra um “imbróglio jurídico” que se arrastou por 10 anos, em processo que discutia a rescisão da compra e venda da sede. Finalmente em abril desde ano a Justiça deu ganho de causa aos associados, onde o magistrado confirmou a mora do comprador e declarou a rescisão do negócio.
“O Grêmio Atiradores Novo Hamburgo retomará a posse do seu imóvel da sede social, o que traz grande satisfação a todos os nossos associados e à comunidade, que esteve sempre junto conosco”, declarou Sabrina Wildner, Presidente Executiva, em texto nas redes sociais do Atiradores (https://www.facebook.com/gremioatiradoresnovohamburgo). O texto à imprensa e associados ressalta que a Gestão, diretoria e departamento Jurídico “continuam trabalhando focados, e com grande apóio dos Associados e Comunidade, pois preservar a arquitetura e valores históricos da nossa sede no ano que completa 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, é mais um dos compromissos do Atiradores” por Novo Hamburgo e pela própria existência do clube.

O clube social e esportivo completa 66 anos em 20 de novembro, todavia sua trajetória iniciou em outro século. Nesta data ocorreu a fusão entre a Sociedade Atiradores de Novo Hamburgo, cuja fundação foi em 1892, e a Grêmio da Mocidade Bailante, de 1921. Na ata de criação, redigida em 1958, já constava o endereço da rua Marcílio Dias.