Dias atrás, no Estação Hamburgo, da Vale TV, tive um debate áspero com o secretário da Fazenda de Novo Hamburgo, Betinho dos Reis, quando as eleições municipais chegaram na bancada. Levantei a dificuldades dos partidos na construção de novas lideranças, um processo que vem de muitos anos. Isso em várias cidades da região.
Quando falei da opção do MDB para a disputa hamburguense, Betinho subiu o tom e disse que a pré-escolhida é da cidade. Eu emendei: “Sim, mas construiu carreira política em Dois Irmãos…”
Vamos por parte: com quatro mandatos sólidos em São Leopoldo, o PT, do prefeito Ary Vanazzi (que não pode ir à reeleição), foi buscar em Sapiranga o pré-candidato. E escolheu o ex-prefeito da Cidade das Rosas, Nelson Spolaor, para continuar o projeto. O que aconteceu nestes 20 anos?
Leia também: Quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo
Situação igual vive o MDB de Novo Hamburgo. O partido que comandou o Município com seis prefeitos nas últimas quatro décadas, foi até Dois Irmãos buscar a hamburguense de nascimento, mas dois-irmonense de carreira política, Tânia da Silva.
Mostra que, depois de Jair Foscarini, não produziu ninguém. Poderia ter Issur Koch, hoje no PP, deputado estadual, mas negou espaço. Issur mudou, se elegeu e reelegeu vereador – com votação histórica – e se tornou deputado. O PDT, governo de 1997 a 2004, se desmantelou. Não importou candidato, mas buscou Tarcísio Zimmermann, também ex-prefeito, só que pelo PT.
Vamos a Campo Bom, onde a disputa deve se polarizar entre dois ex-prefeitos: Giovani Feltes, pelo MDB, e Faisal Karam, Republicanos. O que isso significa? Que não teve renovação. Já o PDT aposta numa jovem, vereadora de primeiro mandato, Genifer Engers. Está no caminho certo.
Voltando a Novo Hamburgo, três partidos têm jovens como pré-candidatos a prefeito: o PP, com Gustavo Finck; o PSDB, com Raizer Ferreira; e o PT, com Fufa Azevedo.
Então, é hora de construir. Lideranças não se faz de um ano para o outro. Leva tempo, precisa ser lapidado. Para 2024 não tem mais o que fazer. Só que 2028 está aí e para 2026 é só um pulinho.
Assista ao Estação Hamburgo, da Vale TV
PDT busca aproximação com o PSDB hamburguense
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Pois o pré-candidato a prefeito pelo PDT, Tarcísio Zimmermann (foto), tanto insistiu que conseguiu agenda com o “adversário” tucano, Raizer Ferreira.

Conversa foi semana passada, num café que durou por quase duas horas. Falaram de tudo, especialmente sobre Novo Hamburgo. E abriram mão de suas ideologias…
