O final de semana foi de muito trabalho para as equipes da Prefeitura de Sapiranga com o importante auxílio de voluntários. O Palácio dos Esportes serviu de base para a separação de milhares de peças de agasalhos, sapatos e roupas de cama, que serão encaminhados para os desabrigados, através da Assistência Social. Cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças, estão ainda sem conseguir voltar para as suas casas. O acolhimento dessas famílias acontece no ginásio da Emef Dr. Décio Gomes Pereira e na Igreja Assembleia de Deus do Porto Palmeira.
Os alagamentos na área urbana começaram a baixar ainda na sexta-feira, 16, e desde então o foco das ações são para retirar entulhos, lama e principalmente liberar acessos. Na Picada Verão deslizamentos de terras bloquearam dois acessos no sábado, mas em algumas horas as máquinas conseguiram desobstruir a via e os moradores já podem transitar.
Na Rua Porto Palmeira, a ponte sofreu danos e os reparos puderam começar somente nesta segunda-feira, quando o nível de água baixou. O trabalho é para reforçar a margem do arroio Sapiranga que sofreu erosão e avaliar a estrutura da ponte. Por enquanto o acesso está permitido somente para pedestres.
A UPA24h, invadida pela água do arroio Mauá na madrugada de sexta-feira, 16, recebeu na manhã de sábado um mutirão de limpeza. O espaço passou por uma avaliação dos danos e retomou os atendimento no início da tarde de segunda-feira.