Operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Pouco mais de uma semana depois do início do cadastramento de usuários para testar a qualidade da banda larga fixa no país, cerca de 32 mil pessoas se inscreveram para participar da medição.
A avaliação será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Os usuários de internet fixa interessados em participar da medição submeteram suas inscrições pela internet, desde o dia 29 de agosto.
Os inscritos aguardam agora a seleção de 12 mil voluntários em todo o país. Os escolhidos, por meio de sorteio, vão receber uma espécie de modem, chamado de whitebox, que enviará os dados da conexão para a Entidade Aferidora de Qualidade – EAQ.
A medição atende a uma determinação da Anatel que estabelece que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Atualmente, a velocidade média fica em torno de 10% da contratada. Para a velocidade instantânea, os índices começam em 20%, depois passam para 30% e 40%.
Os números coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel, e servirão para que a agência avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento das metas, a Anatel pode estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa / folhavitoria