Alunos da Universidade Feevale, do curso de Engenharia Mecânica criaram uma impressora 3D. Elvio Junges, Maikon Ayres foram orientados pelo Professor Pier Scheffel durante o processo de criação.
Segundo Elvio, a ideia do projeto e alguns conceitos a serem seguidos, surgiram em março de 2015 (durante a Fimec2015).”Começamos efetivamente a trabalhar no projeto em final de novembro e concluímos em 10 de março”.
O objetivo foi que os alunos pudessem construir uma impressora 3D dentro da universidade Feevale, utilizando peças impressas em outra impressora 3D. E também que este projeto fosse documentado e disponibilizado para a comunidade acadêmica ter acesso.
Para entender um pouco mais sobre essa tecnologia é importante saber onde a impressora se faz necessária.
Elvio destaca que uma impressora 3D é uma das tecnologias exponenciais do momento, pois ela possibilita ser aplicada a diversas áreas, desde a impressão de órgãos e tecidos biológicos até a impressão de componentes metálicos de alta complexidade. “A impressão 3D tem uma participação mais expressiva na indústria, onde é muito utilizada para a confecção de protótipos,” disse.
Para o controle da impressora, os alunos utilizam software gratuito, chamado Repetier. Como unidade de processamento central, “utilizamos um Arduino Mega, com uma unidade de controle própria para impressora 3D e um firmware de código aberto”.
Ele ainda explica de que forma a impressora funciona: “A nossa impressora 3D funciona pelo método aditivo chamado FDM(Fused deposition modeling),pois através de resistências com temperatura controlada, se derrete um polímero(geralmente ABS ou PLA) e se faz a impressão de uma camada, terminando a impressão da primeira camada, a impressora sobe o bico extrusor e imprime a segunda camada, seguindo assim sucessivamente para as outras camadas , até concluir toda a impressão, então se obtém a peça impressa” , explicou.