Carmem Salazar, vai receber o terceiro lugar no 2º Prêmio Ibema Gravura. Já Maine Louis, do curso de moda, é uma das finalistas do concurso nacional Desafio Lilica Ripilica.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A aluna do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale, Carmem Salazar, vai receber o terceiro lugar no 2º Prêmio Ibema Gravura, além de figurar no Catálogo Oficial do prêmio.
A vernissagem de lançamento do catálogo, exposição dos trabalhos vencedores e premiação acontece no dia 05 de novembro, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, em Curitiba.
De acordo com Carmem, o trabalho premiado (foto), Paisagem Ocasional, produzido com a técnica de serigrafia, surgiu de um erro da impressora. “Vi nesse erro beleza gráfica e uma paisagem, inusitada, surgida de letras. Meu interesse pelo letrismo e a poesia visual me levaram a imprimi-la em serigrafia, dando continuidade a uma prática, nesta técnica de gravura, que desenvolvo, desde 2008, no projeto Circular Feevale e de uma pesquisa ligada à palavra produzida no curso de Artes Visuais”, explica a aluna.
Para Carmem, receber o Prêmio Ibema Gravura é estimulante, por ter seu trabalho reconhecido nas áreas das artes gráficas e visual. A aluna receberá como prêmio um certificado, R$ 1.500,00 e, ainda, terá as despesas da viagem para a cerimônia de premiação custeadas pela Ibema.
O º Prêmio Ibema Gravura é uma iniciativa da Ibema Cia. Brasileira de Papel, que tem por objetivo promover a cultura da gravura no Brasil, levando escolas e estudantes a se interessar mais por este tema. Ao mesmo tempo, o intuito é de estimular a produção de gravuras nos programas das disciplinas que são oferecidas nos cursos técnicos e universitários relacionados com o design, as artes gráficas e visuais.
Aluna de moda é finalista no concurso Desafio Lilica Ripilica
A acadêmica do curso de Moda da Universidade Feevale, Maine Louise, é uma das finalistas do concurso nacional Desafio Lilica Ripilica. No concurso, premiará as oito melhores estampas criadas, pelos participantes, para as novas coleções da marca, a estudante concorre com duas produções.
Além das estampas de Maine, outros 41 trabalhos disputam a final. Segundo a aluna, que cursa o 3º semestre, sua inspiração para as estampas percorreu diversos caminhos. “Não existem barreiras ou limitadores quando imagino um look ou estampa. Senso estético e bagagem cultural são grandes ferramentas”, conta. Os temas trabalhados pela acadêmica foram Art Kid Noueau e Brilho Joia.
“O primeiro tema demandou maior tempo de pesquisa, haja vista a necessidade de adaptá-lo a uma realidade infantil. Neste caso, me apropriei de formas que remetessem ao lúdico, através de contornos orgânicos e matizes tradicionalmente infantis”, explica.
Na segunda-feira, dia 17, serão conhecidos os oito vencedores, escolhidos por comissões internas do concurso. Aos ganhadores, serão entregues um iPad 2, para os colocados entre 2º e 8º, e um iPhone 4S e um iPad 2, para o vencedor.
Informações de Imprensa Feevale
FOTO: divulgação