O instituto MetSul Meteorologia alerta para uma virada de tempo severa a partir desta terça-feira, 1º de outubro. A chegada de uma frente fria trara chuva e risco de temporais isolados nos três estados da região Sul. O sistema frontal será de lento deslocamento com a instabilidade alcançando algumas áreas somente durante a quarta-feira, 02. Embora instabilidade pré-frontal já traga chuva isolada nesta segunda-feira para pontos do Sul do Rio Grande do Sul, o tempo começa a mudar de forma mais ampla e com chuva em maior número de cidades nesta terça-feira alertam os profissionais no www.metsul.com.
Para o Vale do Sinos, a projeção para o primeiro dia de outubro ainda é de sol entre nuvens e temperatura alta devido ao vento Norte, que também trará fumaça da queimadas. Mas no decorrer do dia, à medida que a frente migra lentamente, nuvens aumentam e a chuva deve alcançar várias cidades. Na quarta-feira, 03, a frente ganha atividade novamente sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e já traz chuva para pontos ao norte.
Chuva não será forte
A passagem da frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto e acima de 50 mm, sobretudo na Metade Norte gaúcha. A projeção deixa evidente que não haverá acumulados excessivos ou extremos, assim não se espera uma repetição do que se viu na semana passada na Metade Sul, quando caíram mais de 300 mm em algumas localidades. Como o Sul do estado não deve ter altos volumes, não se espera um agravamento substancial de cheias de rios que ainda ocorrem na região. Veja o vídeo do canal Youtube da MetSul.