Para o presidente dos Estados Unidos, com a morte de Bin Laden, al-Qaeda sofre maior pressão desde o “11 de Setembro”.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A informação que circulava desde o início da semana nos bastidores da diplomacia foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, dia 22.
Leia Mais
Retirada de tropas do Afeganistão será anunciada por Obama nesta quarta-feira, diz oficial
Barack Obama (foto) anunciou em discurso oficial a retirada de 33 mil soldados estadosunidense do Afeganistão até setembro de 2012. Os primeiros 10 mil devem abandonar o país ao longo deste ano e o restante antes do final de setembro do ano que vem.
Outros 68 mil soldados devem permanecer no país, cujo processo total de retirada completa só deve ocorrer em 2014. De acordo com Obama, as tropas continuarão deixando o conflito no país “de forma freqüente” e a missão no país mudará de “combate para suporte”.
O presidente ressaltou no pronunciamento em cadeia nacional que a rede terrorista al-Qaeda está acuada. “A al-Qaeda está sob a maior pressão do que em qualquer momento desde o 11 de Setembro.”
BIN LADEN – Na fala, Obama também destacou a morte de Osama bin Laden, “o único líder que a al-Qaeda já conheceu”, em uma missão em maio. “A al-Qaeda continua perigosa. Continuaremos vigilantes.”
Barack Obama lembrou que esta era uma promessa do seu governo desde 2009, quando anunciou o enviou de mais de mais de 30 mil soldados ao país. “Deixei claro que nosso comprometimento não seria sem limites. Hoje estou cumprindo esta promessa.”
Com informações de G1 e agências internacionais
FOTO: AP