Reunião na Secretaria de Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais firmou a manutenção das negociações
Entidades representativas do setor calçadista estiveram reunidas nesta quarta-feira com o Governo do Estado para dar continuidade ao diálogo que busca soluções para vencer a crise.
A comitiva de lideranças calçadistas foi recebida em Porto Alegre pelo secretário de Desenvolvimento e de Assuntos Internacionais, Nelson Proença, acompanhado do Diretor da Receita Pública, Júlio César Grazziotin, e do Secretário Substituto da Fazenda, Ricardo Englert.
No encontro, os representantes do governo voltaram a garantir que haverá um tratamento cuidadoso quanto à questão dos créditos de ICMS com o segmento, reconhecido pelo Estado como um grande gerador de mão-de-obra.
“O secretário se comprometeu em manter a negociação de forma leal e com diálogo. Deveremos ter uma reunião mensal, o que nos tranqüiliza bastante, já que o Estado conhece a nossa real situação”, explicou a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), de Novo Hamburgo, Fátima Daudt.
Ela disse ainda que o Governo do Estado manterá o Programa RS Competitivo sem restrições para o setor coureiro-calçadista, além de garantir o diferimento da tributação para o setor de máquinas, bem como a legislação que trata do ICMS sobre os estoques da indústria calçadista.
“Estamos dando continuidade à negociação. O canal continua totalmente aberto”, acrescentou Fatima, que representou a ACI ao lado do Vice-Presidente de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Júlio Camerini. Novo encontro deve ser agendado durante a próxima semana.
Também estiveram presentes representantes da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), AICSul (Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul), Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins) e Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).