Com o desenvolvimento da implantodontia os implantes dentários se tornaram mais acessíveis, mas a dúvida mais recorrente advinda de toda esta informação é: por que algumas pessoas podem fazer os implantes e colocar os dentes em poucos dias e outras devem aguardar?
Existem várias técnicas para instalação dos implantes, o que vai determinar qual será utilizada é o caso de cada paciente. Por exemplo, em casos em que o paciente é jovem e apresenta estrutura óssea pobre, isto é, muito fina ou pequena para instalação dos implantes, sempre se opta por enxertos ósseos.
Os enxertos podem ser obtidos do próprio paciente ou usando biomateriais que formam um tecido ósseo novo. Sempre é necessário aguardar o período de cura, isto é, o tempo que o organismo vai levar para formar o tecido, que normalmente ocorre entre seis a 10 meses. Após isso o paciente se submete à instalação de implantes, agora com uma região óssea adequada.
Portanto, no caso de o paciente necessitar passar pelo processo de enxerto, o tratamento se torna mais longo e também requer alguns cuidados com alimentação durante o período de cicatrização.
Mas vale lembrar que depois de reabilitado com implantes estima-se que seja para toda vida, então, ainda assim, vale a pena o processo para ter um sorriso mais bonito, confortável e seguro.
Até mais!