VEJA FOTOS! Explosão destruiu prédios do governo e atirador abriu fogo em ilha na periferia da capital norueguesa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
No mínimo sete pessoas foram mortas nesta sexta-feira, dia 22, em prédios do governo da Noruega, em Oslo, após explosão provocada por uma bomba. Balanço da polícia contabiliza 15 pessoas feridas, duas delas gravemente.
A explosão quebrou várias janelas do prédio de 17 andares em que o premiê, Jens Stoltenberg, despacha em Oslo, e danificou gravemente prédios em praticamente um quarteirão inteiro, incluindo o local onde funciona a redação do jornal de grande circulação Verdens Gang.
A polícia confirmou que se tratava de uma bomba e disse que foi informada sobre o incidente às 15h26min locais (10h26min no horário de Brasília). A bomba explodiu cerca de cinco minutos antes.
Horas depois, um homem abriu fogo em um comício da juventude trabalhista em uma ilha da periferia de Oslo. A polícia da Noruega confirmou que nove ou 10 pessoas morreram. O atirador é um homem de 1,90 metro, loiro e de porte atlético, segundo a TV2, e foi preso. Os ataques, segundo Sveining Sponheim, vice-chefe da polícia, têm conexão.
Segundo testemunhas, o autor do tiroteio se apresentou na colônia de férias dos jovens trabalhistas afirmando ser responsável pela segurança dos participantes após a explosão ocorrida horas antes na capital norueguesa.
A polícia pediu aos habitantes da capital que evitem as grandes concentrações e permaneçam em casa em função da situação de emergência.
Informações de portais G1 e Terra
FOTOS: reprodução / AP