Cooperativa que pegou fogo é a única autorizada a fabricar o tênis AllStar no Brasil e é responsável por 70% do retorno de ICMS do município.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O prefeito de Picada Café, Luciano Klein, e o vice Heliomar Schroeder, bombeiros voluntários, ajudaram a combater um incêndio, iniciado às 5h10min desta sexta-feira, dia 21, em uma fábrica de calçados.
“Estou ajudando porque é do interesse do município, não podemos deixar o coração de Picada Café parar de bater”, disse Klein. Segundo ele, a cooperativa Coopershoes é responsável por aproximadamente 70% do retorno de ICMS para a cidade.
Além deles, funcionários da prefeitura também foram convocados para auxiliar no combate às chamas. O prefeito disse que esse é o maior incêndio na cidade desde sua emancipação, há 19 anos. Segundo ele, nunca foi concedido incentivo a nenhuma empresa no município. No entanto, se for o caso, ele pretende encaminhar um projeto à Câmara Municipal.
Klein disse também que deve se reunir com os cooperados na segunda-feira, 24, e já colocou o parque de máquinas da prefeitura à disposição para realizar a limpeza da fábrica.
Um bombeiro que também é funcionário da empresa foi intoxicado pela fumaça do incêndio. Ele está em observação na Unidade de Saúde do município. Além dele, uma mulher teve uma crise nervosa e também foi levada para o local por volta das 10h35min.
Os 130 sócios da fábrica de calçados informaram que eles e os funcionários que se candidatarem vão trabalhar durante todo o final de semana para que a produção seja retomada já na próxima segunda-feira. Todo o prédio é coberto por seguro.
A fábrica de Picada Café, que é a matriz, possui 1,5 mil funcionários. Ela tem ainda duas filiais, uma em Garibaldi e outra em Veranópolis, que somam outros 1,5 mil empregados. A cooperativa é a única autorizada a fabricar o tênis AllStar no Brasil. Ela fica a 8 quilômetros do Centro da cidade, na localidade de Joaneta, e abastece o mercado nacional e argentino. São produzidos aproximadamente 40 mil pares de calçados por dia.
Informações de Correio do Povo
FOTO: reprodução / Pedro Revillion