Segundo o IBGE, crescimento do emprego na indústria brasileira é o maior desde 2004
O emprego na indústria nacional cresceu em novembro do ano passado 3,9% em relação ao mesmo mês do ano de 2006, registrando o maior resultado desde dezembro de 2004, quando a expansão foi de 4,1%.
Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial de Emprego e Salário, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ontem, segunda-feira, dia 14. O instituto apurou ainda que os setores que mais cresceram foram de máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicações (12,1%) e dos transportes (11,8%).
Essa é a quinta taxa positiva nos últimos cinco meses e representa um crescimento acumulado mês a mês de 2,4%. Ainda segundo o instituto, a indústria brasileira obteve crescimento de 2% em relação ao ano de 2006.
Para o economista e coordenador de Indústria do IBGE, o resultado será ainda melhor após comparação com os dados de dezembro de 2007: “Os bons resultados do emprego na indústria estão relacionados ao dinamismo na atividade produtiva. Isso é confirmado pelo crescimento frente ao mês anterior e pelas comparações com iguais períodos de 2006”, afirmou.