Evento reuniu mais de 400 pessoas com serviços gratuitos, atividades esportivas e culturais
A Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso, foi palco da 1ª Ação Integrada da Rede Santo Afonso, realizada na última quinta-feira (11). O evento reuniu mais de 400 moradores e ofereceu uma série de serviços gratuitos, além de atividades sociais e recreativas. A iniciativa deve ser levada para outras regiões do município ao longo do ano.
Serviços e atendimentos
Entre os serviços oferecidos estiveram orientação jurídica pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atendimentos e informações do INSS, auxílio para o Cadastro Único e orientação documental para migrantes, em parceria com o Serviço Jesuíta da Unisinos.
Também foram disponibilizados corte de cabelo gratuito, oficina de miçangas, brechó solidário e atividades esportivas, como o futebol infantil promovido pelo União Jovem do Rincão (UJR). Instituições como Universidade Feevale, Comusa e CIEE também participaram da programação.
No total, foram realizados 21 atendimentos pela OAB e pelo INSS, além de 18 novos cadastros no Cadastro Único. O evento arrecadou e distribuiu 1,5 mil peças de roupas e calçados.
Integração e fortalecimento da rede
“Ficamos muito felizes com a ação. Isso mostra o fortalecimento da rede no bairro e recebemos muitos elogios e agradecimentos”, destacou o coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Jeferson Mendes.
A Rede Santo Afonso é composta pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas municipais e estaduais, serviços públicos de saúde e segurança, entre outras entidades, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH).
Próximas edições
De acordo com a secretária da SDSH, Juciane Saul, novas edições da Ação Integrada devem acontecer em outros bairros. “Queremos facilitar o acesso da população a serviços que muitas vezes são difíceis de resolver. Quando levamos essas soluções para dentro da comunidade, conseguimos ajudar aqueles que mais precisam”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
