Símbolo de Porto Alegre será palco de ação radical da Red Bull, com apoio do governo do Estado
O Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), marco arquitetônico de Porto Alegre, será cenário de uma manobra de skate jamais realizada. Promovida pela Red Bull com apoio do governo do Rio Grande do Sul, um skatista multicampeão, ainda não revelado, descerá do topo do prédio de 21 andares, em uma iniciativa batizada de Red Bull Building Drop.
Segundo o Governo do Estado, por razões contratuais, o nome do skatista e a data exata da manobra, ainda não foram divulgados.
Estrutura inédita simula pista radical
Para possibilitar a façanha, uma rampa especial está sendo montada, cobrindo a extensão da famosa curva do prédio. Essa intervenção, inspirada por um desejo antigo da comunidade skatista desde a inauguração do Caff nos anos 1980, não terá custo aos cofres públicos. Em contrapartida, a Red Bull construirá duas pistas de skate em cidades gaúchas.
Segurança e preservação do patrimônio
A ação é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que garante a segurança e a preservação do edifício. “Mais do que um prédio, o Caff se transforma em cenário de criatividade e ousadia”, destaca a secretária Danielle Calazans.
A ação ocorrerá entre 1º e 10 de setembro, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e da EPTC para minimizar impactos no trânsito.
Sem público, com foco total no atleta
A descida será realizada sem público, seguindo os padrões da Red Bull para ações de alto risco. Isso assegura que qualquer necessidade de emergência seja rapidamente atendida, com atenção integral das equipes médica, técnica e de produção dedicada exclusivamente ao bem-estar do atleta.
Skate no RS: tradição e talento
O skate no Rio Grande do Sul começou nas praças da capital nos anos 1980 e desde então se fortaleceu. O Estado é lar de nomes pioneiros como Cezar Gordo e Alexandre Tonel, e também de estrelas da nova geração como Luan Oliveira (Porto Alegre) e Carlos Ribeiro (Novo Hamburgo), com destaque internacional. João Lucas Alves (Xuxu) também se destaca, figurando entre os finalistas do STU Pro Tour na Suécia.
Investimento público no esporte cresce
O governo do Estado tem apostado no desenvolvimento do esporte. Desde 2019, o Programa Pró-Esporte RS já investiu R$ 186,68 milhões em projetos esportivos, sendo R$ 2,58 milhões destinados ao skate. Outras iniciativas, como o Segue o Jogo e o Avançar no Esporte, também destinam recursos para formação de atletas e infraestrutura de pistas.
LEIA TAMBÉM: