Competição movimentou o Ginásio Vitão e destacou a importância do esporte na formação dos estudantes
Evento integra redes de ensino e valoriza inclusão
O Ginásio Victor Hugo Körbes, o Vitão, no Parque do Trabalhador, foi palco neste sábado (23) da Olimpíada e Paralimpíada de Judô. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (SMED) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e com apoio da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), reuniu cerca de 250 alunos de 30 escolas das redes municipal, estadual e particular de Novo Hamburgo.
As lutas começaram às 8h com as disputas da categoria paralímpica. A partir das 9h30, foi a vez das demais categorias entrarem em ação: sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-18. Durante toda a manhã, as arquibancadas ficaram lotadas por familiares que incentivaram os competidores.
Emoção para pais e alunos
Entre os torcedores estava Sabrina Albrecht, mãe de Gustavo Albrecht Vinder, de 8 anos, estudante da EMEB Castro Alves. Ela comemorou a participação do filho em sua primeira olimpíada.“Estamos muito felizes. Hoje de manhã ele até disse: ‘Oh mãe, tu vai lá pra chorar, pra se emocionar, né?’ Isso mostra o quanto ele está envolvido e feliz”, contou.
Gustavo começou a praticar judô este ano pelo projeto Movimentos e Vivências na Educação Integral (MOVE), implantado nas escolas de Novo Hamburgo desde 2019. Para Sabrina, a prática trouxe mudanças positivas. “Ele não falta às aulas para não perder o treino. Percebemos melhorias na disciplina e organização. Antes ele era bem agitado, e o judô ajudou muito”, destacou.
Esporte como ferramenta de educação
O secretário de Educação, André Luís da Silva, destacou a importância da competição para os estudantes.“É um esporte que valoriza disciplina e dedicação. Além disso, é uma oportunidade para reunir grande parte dos alunos das três redes de ensino da cidade”, afirmou.
Próximas disputas da Olimpíada Escolar
A Olimpíada Escolar segue com outras modalidades nas próximas semanas. O handebol, por exemplo, terá jogos nos dias 28 e 29 de agosto e 9 e 19 de setembro, no Ginásio Agostinho Cavasotto.
LEIA TAMBÉM: