A escolhinha de futebol Esporte Clube Liberdade, em NH, realizou palestra sobre a prevenção ao uso de drogas e violência para crianças e jovens, de 07 a 14 anos.
Além de promover integração, manter o corpo sadio, a inclusão social é o principal motivador do trabalho da escolinha de futebol do Esporte Clube Liberdade, no bairro Liberdade, Novo Hamburgo, que atende centenas de crianças em vulnerabilidade social. Na manhã desta quinta-feira, 19, cerca de 40 crianças e jovens entre 7 e 14 anos participaram de uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas e à violência, com o sargento da Brigada Militar, Charles Oliveira da Silva. “A vida do crime não leva ninguém para lugar nenhum”, disse o policial às crianças.
O trabalho de conscientização com os jovens é feito em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Segundo o diretor de Desporto, Geraldo dos Santos, as escolinhas dos clubes possuem um papel voltado a ajudar a encontrar um caminho mais digno para esses jovens. Ele garante, também, que o mais gratificante é ver o resultado do trabalho desenvolvido no clube, onde muitos deles saem da criminalidade e ganham oportunidade para integrar os clubes de base da capital.
Outro momento marcante nesta manhã foi quando os jovens receberam de um empresário local novos equipamentos para a prática esportiva. Ronaldo Corrêa, dono da Gravasinos, em parceria com a empresa Dass, de Ivoti, doou coletes, chuteiras e bolas para que as crianças pudessem praticar futebol. “A parceria com empresas é fundamental para manter o sonho dessas crianças”, conclui Santos.