Hospital Centenário realiza mais de 800 partos por semestre e fortalece estrutura com novos leitos
O Hospital Centenário, de São Leopoldo, recebeu, na última sexta-feira (4), um reforço importante para a qualificação do atendimento a gestantes e recém-nascidos. O Centro Obstétrico da instituição passou a contar com novas camas hospitalares, doadas pelo Hospital da Unimed de São Leopoldo. A iniciativa visa proporcionar mais conforto e segurança às pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes médicas e de enfermagem.
Referência na assistência materno-infantil na região do Vale do Sinos, o Hospital Centenário atende moradores de 23 municípios e realiza, em média, 200 partos por mês — somente no primeiro semestre de 2025, foram mais de 800 partos realizados. A instituição conta com 255 leitos, dos quais 10 são de UTI Neonatal e 6 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal, voltados para bebês que necessitam de atenção intensiva.
A secretária municipal da Saúde, Kelbe Gonçalves, agradeceu a doação e destacou sua relevância. “São equipamentos que irão acrescentar muito na assistência do nosso Hospital Centenário”, afirmou. Já o presidente da Fundação Hospital Centenário, Diego da Silveira, ressaltou a importância das parcerias para o fortalecimento da rede pública de saúde. “É uma grata surpresa, e queremos agradecer à Unimed em nome da nossa equipe e da população. É isso que precisamos: união em prol da saúde”, disse.
Representando a Unimed Vale dos Sinos, o consultor de relacionamento Mauro Laércio Manoel enfatizou o papel do Hospital Centenário na rede de atenção à saúde da cidade e da região.
Com tecnologia que oferece mais flexibilidade e segurança, as novas camas também contribuem para a humanização do parto, garantindo um ambiente mais acolhedor e funcional, tanto para as gestantes quanto para os profissionais de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Unisinos quer transformar campus em polo de saúde, inovação e integração regional