O Conselho Estratégico da The South Base apresentou nesta segunda-feira, 9, na ACI de Novo Hamburgo, as ações previstas para ampliar as exportações de calçados nos próximos dois anos. Entre as iniciativas estão a renovação da inscrição na FDRA (Associação dos Distribuidores e Varejistas de Calçados da América), a formalização do Arranjo Produtivo Local (APL) e o fortalecimento do relacionamento com o mercado dos Estados Unidos.
A entidade aguarda resposta sobre a participação como palestrante no Summit FDRA, em julho, em Nova Iorque. Também está prevista a divulgação da marca brasileira nas redes da FDRA e a presença de representantes da região em um showroom nos EUA, com apoio de sindicatos calçadistas.
LEIA TAMBÉM: Cidadão Kane tem exibição gratuita no Cine Clube ParaNóia em Novo Hamburgo
O APL já tem estrutura e planejamento definidos e deve ser formalizado em breve, o que permitirá captação de recursos junto ao governo estadual. “A formalização permitirá a busca por recursos de forma contínua”, destacou Marlos Schmidt, presidente do Conselho Estratégico.
Entre as ações já realizadas, destacam-se a participação no Summit FDRA 2024, a presença de empresas locais na FFANY Market Week, a produção de materiais promocionais e a realização de capacitações. O investimento total previsto é de cerca de R$ 600 mil.
Atualmente, 16 empresas participam de capacitações com 750 horas voltadas à exportação, ministradas pelo IBTeC. Novos workshops e palestras estão programados para julho.
LEIA TAMBÉM: PSD de São Leopoldo publica nota de repúdio contra formação de nova executiva