Iwao Takamoto, animador que criou personagens como Penélope Charmosa e o cão Astro, dos Jetsons, morreu ontem aos 81 anos
Morreu ontem, aos 81 anos, Iwao Takamoto, desenhista que se especializou em criar personagens caninos como Scooby Doo, da série do mesmo nome, ou o fiel Astro, de Os Jetsons. Seu falecimento foi confirmado pelo site especializado www.cartoonbrew.com.
Takamoto iniciou a carreira como animador após a Segunda Guerra Mundial, nos estúdios Walt Disney. Foi assistente de mestres da animação como Milt Kahl, criador de Shere Khan, o tigre de Mogli, o menino lobo, e do cervo Bambi.
Eles trabalharam juntos em clássicos da Disney, como Cinderela e A Bela Adormecida, além de filmes como 101 Dálmatas e A dama e o Vagabundo.
Takamoto se tornou mais conhecida após sair da Disney, em 1961, e entrar para os estúdios Hanna-Barbera. Além dos cães Scooby Doo e Astro, desenhou a Penélope Charmosa, da série Corrida Maluca. Também trabalhou como diretor. Entre seus filmes está a versão animada de A menina e o porquinho, de 1973.