Estudantes do 9º ano de 14 escolas de Sapiranga participaram, na última sexta-feira (4), da apresentação final dos projetos do programa Startup Teens. O evento foi realizado na arena do Fly.Hub e contou com a presença de avaliadores, representantes da Universidade Feevale, do Feevale Techpark e da secretária de Educação, Cláudia Kichler.
Durante o mês de março, os alunos participaram de atividades voltadas à inovação, como design thinking, validação de ideias e desenvolvimento de MVP (Produto Mínimo Viável). Também receberam mentorias com professores do Feevale Techpark. O programa tem como objetivo despertar o espírito empreendedor e inovador ainda no Ensino Fundamental.
“Assistir todas essas ideias saindo de grupos formados por nossos alunos nos enche de orgulho. São projetos como este que podem nos mostrar, as vezes, um futuro inventor ou empreendedor saindo das nossas escolas. Incentivar a inovação é pensar no futuro e na educação como ferramenta de transformação”, destacou a secretária de Educação, Cláudia Kichler.
LEIA TAMBÉM: Setores estratégicos se reúnem para fortalecer plano de enfrentamento de desastres naturais
Os projetos apresentados tinham temas diversos, como brechó online, rastreador de trajetos, contratação de serviços, revitalização de espaços, entre outros. Os alunos das escolas CME Érico Veríssimo, Emef 1º de Maio, Emef La Salle e Emef Rubaldo Emilio Saenger foram os quatro vencedores do desafio com as ideias FlowClean, Agenda Teen, Im Safe e Grana Verde, respectivamente. Os jovens receberam troféus e, posteriormente, terão a oportunidade de visitar os laboratórios do Feevale Techpark e da Universidade Feevale.
O projeto destaque, FlowClean, sugere a criação de uma grade específica com material resistente e de baixo custo para evitar que bueiros recebam lixo carregado pelas chuvas, evitando entupimento e os alagamentos.
LEIA TAMBÉM: Olimpíada e Paralimpíada Escolares 2025 reúnem mais de 5 mil estudantes