As prefeituras de Novo Hamburgo e São Leopoldo firmaram um acordo, assinado pelos prefeitos Gustavo Finck e Heliomar Franco nesta sexta-feira (21), prevendo a instalação de duas bombas anfíbias na Casa de Bombas do bairro Santo Afonso, aumentando para nove o total de equipamentos disponíveis no local.
Os novos equipamentos foram adquiridos por São Leopoldo após a enchentes de maio de 2024. Além da instalação das bombas, a prefeitura leopoldense será responsável pelo custo da energia elétrica necessária para o funcionamento. As administrações também atuarão juntas na limpeza da bacia de contenção, frequentemente prejudicada por descarte irregular de resíduos, o que compromete a vazão da água.
LEIA TAMBÉM: Última chamada para famílias não cadastradas no Auxílio Reconstrução
A medida visa reduzir os riscos de alagamentos na Vila Palmeira e na Vila Brás, em São Leopoldo. No passado, a manutenção da Casa de Bombas já foi motivo de impasse entre as cidades, com necessidade de intervenção do Ministério Público para garantir a continuidade do serviço.
“Chega de briga entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. Não será mais preciso o Ministério Público intervir. Agora temos uma relação amigável entre os dois prefeitos pelo bem comum das duas cidades”, destaca Finck.
LEIA TAMBÉM: Atendimento do Cadastro Único será suspenso por nove dias em todo o país
