As prefeituras do Rio Grande do Sul têm até 1º de março para enviar ao governo federal as listas de famílias que ainda não receberam o Auxílio Reconstrução. O sistema do programa federal foi reaberto em fevereiro e o cadastro de novas famílias é gratuito.
O benefício é destinado exclusivamente a famílias que residiam em áreas atingidas por enchentes ou deslizamentos em maio de 2024 e foram acolhidas em abrigos públicos.
LEIA TAMBÉM: Hospital Centenário oferece orientação para gestantes e familiares
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esclarece que essa reabertura do sistema não representa um novo pagamento do auxílio, mas sim uma prorrogação do prazo para permitir que as prefeituras incluam as famílias que não conseguiram se cadastrar no período inicial. O prazo anterior foi encerrado em 3 de fevereiro.
O Auxílio Reconstrução foi criado pela Medida Provisória nº 1.219/2024 e oferece um apoio financeiro de R$ 5,1 mil, pago em parcela única, às famílias desalojadas ou desabrigadas devido às chuvas que atingiram o estado em 2024. O benefício é concedido por família, e não por pessoa.
LEIA TAMBÉM: Atendimento do Cadastro Único será suspenso por nove dias em todo o país