Conhecida como a Capital Nacional do Calçado, Novo Hamburgo é um polo de compras e serviços que pulsa com modernidade e dinamismo. Mas a cidade guarda outras surpresas para quem busca história, cultura e contato com a natureza. Nos últimos anos, o município vem se reinventando e investindo em novas propostas turísticas, que vão além da tradicional indústria calçadista e da herança germânica. Eventos culturais, novas rotas turísticas e o lançamento do Guia de Viagem da cidade são algumas das iniciativas que consolidam Novo Hamburgo como um destino plural e cheio de atrativos.
A cidade conta com um imponente centro de eventos e um teatro de nível internacional, que a posicionam como referência no Rio Grande do Sul. Mas, além da infraestrutura, a efervescência cultural da cidade se manifesta em eventos de rua, como a Hamburgerberg Fest, o Festeje Hamburgo Velho e o Brique na Estação, entre tantos outros que celebram a arte, a música e a gastronomia local.
O Brique na Estação ocorre no Centro Histórico de Hamburgo Velho, trazendo uma programação diversificada para toda a família. O evento é vinculado ao Circuito das Artes, um convite para explorar a rica cena artística e cultural, e com o apoio do programa Retomada RS, da Funarte. A ação conta com um mapa interativo com recursos de acessibilidade, além de um Passaporte Cultural, proporcionando a moradores e visitantes o percurso por museus, ateliês, galerias e espaços de memória, durante qualquer período do ano de forma autoguiada e ainda desfrutando de benefícios exclusivos em estabelecimentos parceiros.
“O Circuito das Artes é uma forma de valorizar e dar visibilidade aos artistas e espaços culturais de Hamburgo Velho, criando uma experiência única para os visitantes”, destaca Luana Khodja, da Imago Produtora, uma das organizadoras do evento.
LEIA TAMBÉM: Praça da Bandeira recebe Natal dos Sinos no domingo
Novas rotas turísticas
Após o sucesso da rota Caminhos de Lomba Grande, lançada em abril de 2023, Novo Hamburgo inaugurou recentemente os Caminhos de Hamburgo Velho, um novo produto turístico com ênfase na cultura e criatividade do seu Centro Histórico. O projeto, que reúne 38 empreendimentos locais, já promoveu atividades como caminhadas guiadas e trilhas, conectando moradores e visitantes com o patrimônio histórico e natural da região, e foi pensado como alternativa para ampliar a experiência do regular fluxo do segmento de turismo de negócios existente na região. Além disso, a rota se propõe a divulgar iniciativas já existentes, como os eventos citados anteriormente e a própria riqueza de empreendimentos existentes para a população local e regional.
Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Diretoria de Turismo, 16 casas históricas de Novo Hamburgo receberão placas acrílicas de identificação. O projeto, que integra a rota Caminhos de Hamburgo Velho, facilita o acesso à informação e valoriza a memória local. As placas, com design do artista hamburguense Pedro Lauffer, contêm informações sobre cada casa e um QR Code que direciona para o site da Diretoria de Turismo. “Essas placas são um passo importante para a manutenção da memória e o fortalecimento da nossa identidade cultural”, afirma Deivid Schu, diretor de Turismo de Novo Hamburgo.
Guia de Viagem
Para coroar essa nova fase, a cidade lança seu Guia de Viagem completo e inspirador, um convite para explorar cada cantinho deste destino plural. O guia foi cuidadosamente elaborado em colaboração com a jornalista Anelise Zanoni, com o apoio do Sebrae/RS.
“Novo Hamburgo é uma cidade que encanta a diferentes públicos justamente por sua diversidade. O guia foi pensado para que moradores e visitantes possam se conectar com a cidade de uma maneira autêntica, explorando as diversas facetas do destino”, comenta Schu.
“Novo Hamburgo é uma cidade completa e com muitos contrastes. Neste guia, fizemos a organização das informações mais importantes para o turista, o que facilitará muito uma visita ao município. O turista vai se surpreender com a quantidade de lugares para visitar, comer e beber”, complementa Anelise.
Segundo Rubem Schollmeier, analista de projetos do Sebrae, o Guia de Viagem de Novo Hamburgo reafirma o compromisso do órgão com o desenvolvimento sustentável do turismo, promovendo o turismo local, impulsionando negócios, gerando oportunidades e valorizando a identidade cultural e natural da cidade.
LEIA TAMBÉM: Saiba como garantir seu ingresso para o show de Roberto Carlos em Novo Hamburgo