O Comitesinos realiza, dias 11 e 12 de dezembro, a Conferência livre “A segurança hídrica socioeconômico-ambiental frente aos extremos climáticos, etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente — Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, que ocorre em maio de 2025. O objetivo é elencar propostas de ações à segurança hídrica das bacias hidrográficas brasileiras, visando garantir à população condições de enfrentamento e resiliência diante das mudanças climáticas que promovem os eventos extremos. As discussões terão como base cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.
Realizada em dois momentos, a conferência iniciará com nivelamento, no formato online, no dia 11, a partir das 19h. No da seguinte, em um encontro híbrido (presencial e online), das 8h30 às 16h30, os participantes definirão proposições, em atividade no Centro Administrativo, no campus da Unisinos, em São Leopoldo, instituição apoiadora da atividade. O público será formado por representantes das entidades-membro do Comitesinos, das prefeituras e secretarias de Meio Ambiente dos 30 municípios da bacia, da, acadêmicos e professores da Unisinos.
Segundo a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, o papel na gestão de recursos hídricos é, também, o de prever e se adiantar frente a questões que alteram a vida e a rotina das pessoas na bacia no que se refere à oferta, escassez ou excesso de água. “Essa é uma discussão já iniciada por nós, em 2023, quando realizamos o I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas”, ressalta. “Porque não se pode olhar para um desastre como o que enfrentamos sem uma análise sistêmica da bacia, que funciona como um só organismo. O que acontece na nascente do rio impacta diretamente quem está na metade ou parte baixa e vice-versa”.
As inscrições gratuitas podem ser feitas através deste link. Os inscritos receberão o acesso ao nivelamento e às discussões por e-mail.
Programação do evento
11 de dezembro de 2024 – formato online
- 19h: Abertura
- 19h30: Capacitação e nivelamento
- 20h20: Encerramento do primeiro dia
12 de dezembro de 2024 – formato híbrido
- 08h30: Abertura e início das inscrições para delegados
- 09h00: Eixos I e II
- 10h30: Intervalo
- 10h45: Eixos III e IV
- 12h15: Intervalo para almoço
- 13h30: Eixo V
- 15h: Intervalo
- 15h20: Leitura das ações, discussão e definição da proposta final
- 16h30: Encerramento
LEIA TAMBÉM: José Nunes: Praça do Imigrante é entregue à população