Nesta segunda-feira, dia 7, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes, localizada no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, terão um momento especial de aprendizado. Eles irão receber uma aula sobre a cultura do Rio Grande Sul, a partir do projeto Grupo Arte Gaúcha nas Escolas, idealizado pela Presto Produções e Promoções Artísticas.
O objetivo é proporcionar para estudantes e professores a vivência e a compreensão sobre como se forma um grupo instrumental, seu processo criativo e finalmente, a apresentação do espetáculo. Ailton Abreu, diretor da Presto, assinala que a iniciativa aproxima a arte junto a crianças e adultos, democratizando seu acesso e estimulando sua apreciação em todas as classes sociais.
LEIA TAMBÉM: Espaço Cultural Castellan traz exposição De volta pra casa
A atividade já aconteceu nas escolas Vitorina Fabre (Esteio) e Dom Pedro II (Novo Hamburgo). Após São Leopoldo, o projeto irá para Sapucaia do Sul, onde se apresenta dia 14 de outubro no Instituto Federal Rio Grandense – IFSul.
Os concertos didáticos têm a participação direta dos músicos do grupo, que conversam com os alunos, distribuem material impresso e ilustrativo que conta sobre a formação instrumental do grupo, curiosidades sobre as obras, instrumentos e autores. Também é oferecido recursos de acessibilidade de acordo com a demanda de cada escola ou produto gerado, como libras, audiodescrição ao vivo ou mediador especializado. O encerramento da atividade acontece com a apresentação de obras sobre o cancioneiro gaúcho.