O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Britto, instalou nesta terça-feira, dia 27, a Comissão Especial para Analisar a Atuação das Concessionárias de Energia Elétrica no Rio Grande do Sul. A iniciativa foca na qualidade da CEEE Equatorial e da RGE (Rio Grande Energia) para solucionar os problemas de fornecimento e restabelecimento dos serviços após o temporal de janeiro deste ano.
O proponente e presidente da comissão, deputado Edivilson Brum, destaca o propósito de resolver os problemas de energia evidenciados pelo episódio extremo de novembro de 2023, mas que poderá também avaliar situações ocorridas na enchente de maio de 2024. Após a realização de audiências públicas macrorregionais, o trabalho será realizado diretamente com as concessionárias “para dar as respostas que a sociedade exige”.
Composição da comissão
A comissão especial terá como membros titulares os deputados Zé Nunes (PT), Adão Pretto Filho (PT), Sofia Cavedon (PT), Marcus Vinícius (PP), Joel Wilhelm (PP), Capitão Matin (Republicanos), Adriana Lara (PL), Airton Artus (PDT), Delegada Nadine (PSDB), Aloísio Classmann (União) e Elizandro Sabino (PRD).