A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, até este dia 26 de agosto, uma escuta ativa para coletar informações e melhorar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais. Todos os estudantes do Ensino Médio da rede estadual podem responder o formulário online, disponível no site Ensino Médio Gaúcho.
Os dados serão utilizados para identificar temáticas recorrentes e sugestões da comunidade escolar, servindo como base para melhorar as políticas públicas educacionais e para a elaboração das matrizes curriculares de 2025. Além de compreender as necessidades dos alunos, a escuta ativa também valoriza o direito de participação e o protagonismo estudantil.
A pesquisa pode ser acessada neste link.
Foco na diversidade
A Escuta Ativa conta ainda com questões específicas para estudantes das modalidades de Educação do Campo, Indígena e Quilombola. Os estudantes das escolas do campo são questionados sobre temas produtivos e socioculturais, de modo a entender as possibilidades que melhor se alinham a seus interesses. As escolas indígenas, que possuem ensino bilíngue, têm trilhas próprias para o Ensino Médio, separadas em duas trilhas para o povo Guarani, outras duas para o povo Kaingang.
Outro ponto que a Escuta Ativa busca analisar é a experiência dos estudantes nas Escolas em Tempo Integral, com foco na melhoria da aprendizagem cognitiva e socioemocional. Aspectos como autogestão, empatia, resiliência e habilidades sociais são avaliados no questionário para esses estudantes, assim como as condições das salas de aula, espaços de leitura e lazer.
LEIA TAMBÉM: Educação reúne escolas municipais para esclarecer calendário letivo