O novo secretário de Meio Ambiente, Alvício Klaser Neto, tomou posse no início da tarde de terça-feira. Em entrevista ao portal novohamburgo.org, ele reiterou seu discurso de crescimento com proteção ambiental.
Arquiteto, natural de Novo Hamburgo, Klaser espera aliar a gestão ambiental ao planejamento urbano. Entre suas propostas, está a de alterar a própria nomenclatura da pasta, a qual passaria a se chamar Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Outra proposta é criar a diretoria de Resíduos Urbanos, que seria responsável por gerenciar o lixo, seu recolhimento, transporte e disposição final. Valtemir Goldmeier, funcionário público do Município, atual presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente, já estaria escolhido para o cargo. Ele havia sido nomeado responsável técnico do aterro sanitário do bairro Roselândia na época de sua interdição.
Sobre a gestão do lixo, Klaser diz que já foi visitar a central de reciclagem e que Goldmeier tem dado atenção a este ponto. Quanto à coleta seletiva, diz que a cidade deveria ter pontos de recolhimento, nos quais o cidadão teria o apoio da Prefeitura para separar seu lixo. Também revela intenção de ter com contêineres de entulhos em bairros de baixa renda.
Para Klaser, os desafios da gestão ambiental estão facilitados por uma suposta “cultura do verde” que ele acredita predominar em Novo Hamburgo. “A cidade é ecologicamente correta. A população planta suas árvores, cuida de seus jardins. Há bons exemplos”, acredita.
No entanto, o secretário adianta que o Plano Diretor de Novo Hamburgo deve sofrer alterações até a metade de 2007. Para o próximo ano, também há a perspectiva de finalmente a cidade contar com um plano de arborização.